5ª AULA – IDOLATRIA

5ª AULA – IDOLATRIA

5ª AULA – IDOLATRIA

 

INTRODUÇÃO: I SAM 15:23

 

Idolatria: Culto a ídolo

É somente isto? Faremos uma análise para vermos que é  muito mais.

Resumo de 1º Samuel 15

      Israel estava em guerra com os amalequitas e o Senhor mandou que Saul fosse guerrear sem nada trazer (nada de valor). Quando retornava Saul, o Senhor disse a Samuel: Saul me desobedeceu e Eu o tenho rejeitado como rei (V. 11= “Não executou as minhas palavras”)

      E este foi o recado entregue a Saul:  “A rebelião é como o pecado de feitiçaria”

     “O porfiar ou seja a temosia é como iniquidade e idolatria”

      Deus chamou o pecado de Saul de idolatria, e qual foi este pecado? Desobediência a revelação. Idolatria é uma desobediência a revelação de Deus. Desobedecer aquilo que é a vontade de Deus.

 

  • VAMOS ENTENDER ALGUMAS COISAS QUE DISSE JESUS

 

Mat. 10:37=> “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim”

      Jesus não esta mandando deixar de amar a família, mas os interesses da família não podem estar acima da vontade de Deus.

Comentário: * Jesus é a revelação, o que Ele ensinou tem que estar acima de interesses

      * Buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas.

Alguns exemplos: *“Tenho um filho que quer participar de um seminário no Maanaim.

      Na consulta o Senhor não permite e com isto fico revoltado (amo muito meu  filho. Queria que prevalecesse minha vontade. Isto é idolatria)

    * Não cumprir uma revelação do Senhor para não desagradar Pai, ame,  esposa e etc. Não obedecer é idolatria.

 

Marcos 8:34: “Quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo”

      Temos que colocar a revelação acima da nossa vontade

Comentário:* As revelações dadas a respeito de nossas vidas terão que ser  respeitadas (O Senhor mostrou tantas dificuldades e eu não entendo, serra verdade? Não estou vendo desta forma, etc.)

* Naamã ao receber a revelação disse: “porque Jordão? Tenho 02 melhores em  Damasco (A cura estava no atender a revelação)

ÍDOLO É IDOLATRIA?  É, e não precisamos adorá-lo, basta termos. Até mesmo as relíquias de família, temos que ter atenção para elas.

E a serpente no deserto? (Num. 21:5~9) Isto o Senhor mandou que fizesse e certo tempo depois mandou destruir. Se permanecesse  seria idolatria.

Os dois querubins em cima da arca? Também foi ordem do Senhor (só o sumo sacerdote tinha acesso)

HOJE O SENHOR NÃO QUER ÍDOLOS

Ezeq. 8:9~11=> V.09 - Então me disse: entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.

           V.10-E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis e de animais abomináveis  e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo  o redor.

           V.11-E setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jaazanias filho de Safã, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso.

Paulo faz uma advertência a adoração a demônios em 1ºCor.10:19~20=>”Mas que digo? que o ídolo é alguma coisa? ou que o sacrifício ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam as sacrificam aos demônios não a Deus, e não quero que sejais participantes com os demônios.

Ídolo é alguma coisa? Exemplo de Gideão: Na guerra contra os medianitas, Deus mandou Gideão destruir o templo de baal, o povo se revoltou e queria matá-lo mas seu pai, Joás disse: baal não é deus? então ele que castigue Gideão (nada aconteceu a Gideão)=Jz.6:25~31

Em apocalipse 21:8 a palavra diz: “Ficarão de fora os incrédulos, feiticeiros os idólatras e todos que amam a mentira. Podemos fazer alguns comentários sobre as fotos, hoje existentes de Jesus::

a)- Na época de Jesus existia máquina fotográfica?

b)- A policia de Pilatos fez algum retrato falado de Jesus?

c)- Jesus posou par algum pintor famoso na época?

           Que retrato é este que hoje vemos? É fruto da imaginação humana, pois tudo que o homem cria e abominação a Deus ou seja é idolatria.João 4:23 diz: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade: porque o Pai procura  a tais que assim o adorem”.

Comentário: A verdadeira adoração e atender a revelação (Obra de Davi).