Este site não pertence e não é administrado pela Igreja Cristã Maranata - ICM. A penas disponibilizamos links para acesso aos Sites Oficiais da ICM.

       
                 
       
                 
             

 

8ª AULA – CULTO PROFÉTICO

8ª AULA – CULTO PROFÉTICO

8ª AULA – CULTO PROFÉTICO

 

INTRODUÇÃO: 12:1

 

Romanos 12:1 - Rogo-vos pois, irmãos... vosso culto racional.

1)  A  BUSCA

A Igreja busca ao Senhor em favor do culto.

O culto é alimentado pelos dons espirituais e são os dons espirituais que trazem os recursos para a nossa vida.Nós devemos envolver nesta busca o maior número possível de pessoas até que toda a igreja esteja participando do culto profético, buscando, para trazer os dons.

 

2)  A  REUNIÃO

Esta reunião que nós fazemos antes do culto é muito importante para nós.  A grande benção é quando nós entramos para esta reunião apoiados por este período de busca, é quando nós chegamos aqui e tem dons, tem revelações maduras em relação ao culto É aqui que se decide quem vai dirigir o louvor, é aqui que se decide quais os louvores que vão ser cantados.

Como é que nós escolhemos os louvores?

É em função das revelações. Para cada dom corresponde um louvor.

Buscando a profundidade nos dons.

Quando a pessoa traz um dom assim: O Senhor revelou para cantar o louvor número 5.  Essa é uma revelação que deixou a desejar. É preciso buscar o porque?

Como é que nós escolhemos a mensagem?

Precisamos observar o seguinte:

  1. I) Está havendo uma pequena dificuldade. Às vezes o Senhor dá cinco dons para o culto profético e tem acontecido muito do pregador escolher um dom e pregar sobre ele, mas não é isso que o Senhor tem-nos orientado.

Qual é a orientação do Senhor?O Senhor concedeu um dom.  Você tem uma informação.

O Senhor concedeu outro dom.   tem duas informações, concedeu outro dom.  Você agora tem  três informações.Qual o procedimento?Você tem que juntar estas três informações (todas que houver) e conhecer o que o Senhor quer falar realmente.  Por que isso?

Porque cada dom concedido aproxima mais a Igreja da vontade do Senhor.

  1. II) Não é necessário que você pregue no texto que foi trazido por revelação porque o texto é uma informação que levará você ao lugar que o Senhor quer levar

 

 

3)  O  CULTO

Os irmãos aqui já sabem que o culto profético não visa somente abençoar o visitante, ele visa abençoar a Igreja e o visitante.  O visitante é uma conseqüência do culto.  Por quê?

Porque no culto está sempre a vontade de salvação da parte do Senhor.

O Senhor usa os dons, primeiramente, para abençoar a Igreja e depois usa a Igreja para a salvação do visitante.

 

4)  A  ASSISTÊNCIA

Os irmãos vejam que essa assistência deve ter uma qualidade muito boa porque todo o nosso trabalho, ou seja, a busca ( que às vezes leva vinte e quatro horas), a reunião e o culto, tudo isso vem numa direção para culminar num objetivo final, que é a salvação de vidas.

Essa assistência aqui tem que ser muito bem cuidada, tem que haver uma dedicação muito grande sobre a assistência. “ Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.  ( Jo.15:16 )  

Se o fruto não permanecer, você vai ficar com um rodízio dentro da igreja, gente que entra e sai, não fica.  Você fica cumprindo aquela norma do culto profético sem ter o fruto na mão.

É preciso ter um cuidado muito grande quanto à assistência.

Como a Igreja deve comportar-se no culto profético com relação à assistência?

  1. Um irmão assenta-se do lado do visitante (se já não estiver do lado).
  2. II) Quando for pedido o primeiro louvor, o irmão vai oferecer a sua coletânea ao visitante para acompanhar (com ele) o louvor. Lembramos que não tem coletânea para visitante. 

III)   No final, você aborda.

OS  GRUPOS

Vamos supor que hoje é o último dia que a casa do Senhor está sob a responsabilidade do grupo A.  Foi a igreja toda, mas o grupo A estava à frente no culto profético.  Acabou o culto, foram tomadas todas aquelas providências quanto à assistência.  Qual o procedimento?

O irmão responsável pelo grupo B, o grupo que vai assumir no dia seguinte, ele vai reunir, ao término desse culto por 5 minutos , o seu grupo, para definir a linha de atuação dos seus componentes, para fazer aquela lembrança aos irmãos mais esquecidos, aqueles que se esquecem do grupo a que pertencem, esquecem da reunião do dia seguinte, esquecem das orientações do Senhor.

Então, você deu uma arrumada, você deu uma orientação para o seu grupo.  É importante essa orientação.Basicamente, este é o nosso roteiro do culto profético, botando mais atenção, agora, na assistência.