Este site não pertence e não é administrado pela Igreja Cristã Maranata - ICM. A penas disponibilizamos links para acesso aos Sites Oficiais da ICM.

       
                 
       
                 
             

 

JEJUM

JEJUM

JEJUM

 

Inicialmente é bom que esclareçamos o seguinte : O JEJUM não significa apenas ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS . Neste sentido muitos se utilizam do jejum , visando exclusivamente resultados relacionados com a saúde ou desejando alcançar alguma coisa de interesse meramente particular.

Na palavra de Deus o jejum é de grande importância e está sempre ligado a fatos e decisões importantes na vida de Israel( VT) e da igreja (NT).

Até aos 13 anos de idade a orientação é que não haja jejum.

 

  • CONSIDEREMOS A OBSERVÂNCIA DO JEJUM ENTRE OS ISRAELITAS , NO VT:

1-1-Levítico 16:29-31- será estatuto perpétuo: no 7° mês , aos 10 dias do mês , afligireis as vossa almas.

1-2-Zacarias 8:19-“ Assim dis o Senhor dos exércitos : o jejum do quarto mês

1-3- Entre os Israelitas eram comum o jejum coletivo. Havia , como já vimos, dias oficiais de jejum.

-Neemias 9:1- “ No dia vinte e quatro deste mês se ajuntaram os filhos de Israel – com jejum e pano , e traziam terra sobre si”-eram acompanhado de confissão de pecados  e  leitura da palavra ( verso 3) .

-Jonas 3:5-“ Os Ninivitas creram em Deus ; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor.”-Neste caso o jejum foi um decisão espontânea do povo.

-Joel 2: 12-13-v.12 “ Ainda assim.,  mesmo diz o Senhor : Convertei-vos a mim de todo o vosso coração ; e isso com jejuns , com choro e com pranto.”

 

2-VEJAMOS AGORA ALGUNS REFERÊNCIAS AO JEJUM NO NOVO TESTAMENTO:

2-1- Nos tempos de Jesus do Judaísmo preconizava a prática dos jejuns .

Os fariseus jejuavam duas vezes por semana. (Lucas 18:12)

2-2- Os discípulos de João também observavam o jejum.

2-2-2- Lucas 5:33-“ Os discípulos de João e bem assim os dos fariseus frequentemente jejuam ...”

2-3-O Senhor Jesus também jejuava

2-2-1-Mateus 4:2-“ E , depois de jejuar quarenta dias e quarenta   noites , teve fome.”

NOTA: O jejum que o Senhor Jesus costumava fazer significava a sua total dependência do Pai.

 

2-4-Orientações do Senhor a respeito da maneira de jejuar

2-4-1-Mateus 6:16-18-“ Quando jejuardes não vos mostreis contristados como os hipócritas ; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer  aos homens que jejuam ...”

  1. O jejum deve ser feito conforme a orientação do Senhor, para alcançar os objetivos desejados ou os motivos revelados. O servo do Senhor não faz jejum sem orientação. O Senhor lhe revela o jejum definido o período de horas, dias, etc. O Senhor revela também o motivo ou motivos.
  2. O servo , ao jejuar, não precisa dizer a todo mundo que está jejuando , tentando mostrar mais santidade que outros. “ Quando jejuares , não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam.”
  3. O Farisaísmo ( religião) caracteriza pelas manifestações externas, por isso, ao jejuarem, os fariseus apresentam-se com os cabelos desgrenhados( “ tenso a forma de piedade”).
  4. “ Tu , porém , disse o Senhor Jesus” , quando jejuares , unge a cabeça “, isto é, mantém a unção, o clamor constante , a comunhão no Espírito , pois isto é o principal ; do contrário , o jejum não passará de uma lei , um costume ou simplesmente um rito que nenhum valor terá para o Senhor.
  5. “ Te Pai que vê em secreto, te recompensará”.
  • Eis a finalidade primordial do jejum orientação do Senhor: a recompensa do Pai , a benção do Senhor , isto é, a solução do problema pelo qual jejuamos , o perdão de pecados ou a libertação esperada.

2-4-2-Porque motivos o crente deve jejuar?

a- Para restabelecer a comunhão com o Senhor.

a-1- Lucas 5:33-35-v.33- Disseram-lhe então eles:Porque jejuam os discípulos de João muitas vezes , e fazem orações, como também os dos fariseus , mas teus comem e bebem?

v.34-E eles lhes disse: podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?

 

a-2- NOTA.: Se estamos sentindo a presença do Senhor , gozando da comunhão do seu Espírito , cheios da graça , não é preciso que jejuemos em nosso próprio favor por algum outro motivo que o Senhor revelar. Todavia , quando sentimos que o Senhor está ausente , não estamos tendo comunhão “ então , naqueles dias” , jejuaremos , visando o restabelecimento da comunhão.

b- para obter libertação

 

2-4-3-Detalhes importantes:

 

  • O jejum , tanto no VT como no NT , vem sempre acompanhado de oração. Jejum sem oração não atinge o objetivo. O momento de entrega do jejum : é outro detalhe interessante que deve ser observado com seriedade. Servo pode até não alimentar-se na hora do encerramento do jejum , mas a entrega ao Senhor  é necessário que seja feito com um clamor exatamente na hora que o Senhor orientou.
  • O servo , antes de fazer certos jejuns ( prolongados) deve consultar ao Senhor junto com o pastor.

c-1- Lembra-se : O Senhor não se agrada de sacrifícios de tolos , isto é, jejum fora da orientação do Senhor.Por isso nenhum jejum deve ser feito sem que o servo tenha convicção de que o Senhor está orientando, ou pelo menos , permitindo.